quinta-feira, 7 de março de 2013

Antes do início da Conferência

Reinaldo Balbino Figueiredo participa do TWG Guidance Document Revision

No dia anterior à Conferência, encontrei o Reinaldo Balbino Figueiredo, um “colega brasileiro-americano”, o “Balbino”, que é como o conheço desde a época em que trabalhamos no INMETRO. O Balbino, ou melhor, Reinaldo, é um profissional que muito respeito, está nos Estados Unidos há anos e é Diretor Sênior para Programas de Acreditação de Produto e Processo da ANSI – American National Standards Institute (entidade americana equivalente ao INMETRO. Consegui a foto abaixo na internet - pena, porque a que eu havia tirado mostrava também o banner da ANSI.



Reinaldo Balbino Figueiredo, Diretor da ANSI, USA

Reinaldo nos contou que está participando do GFSI Technical Working Groups, que revisa as Diretrizes do GFSI, e que o grupo esteve reunido nos dias 4 e 5 aqui em Barcelona. Ele também nos disse que o grupo traçou um plano de trabalho para a próxima revisão de número 7, a ser publicada em 2015.
A maior mudança é que os proprietários dos esquemas vão ter de se adequar ao ISO/IEC 17065 - Conformity assessment - Requirements for bodies certifying products, processes and services, publicado em setembro de 2012, que corresponde ao antigo ISO Guide 65. Uma das mudanças é o maior rigor quanto à independência: organismo certificador que faz auditoria não pode fazer consultoria. Somente empresas totalmente separadas podem fazê-lo, e, ainda assim, sujeitas a uma avaliação de risco se pertencerem ao mesmo grupo.
Reinaldo também nos contou ter conhecimento sobre uma boa novidade proveniente do GFSI Technical Working Groups for Auditor Competence: num futuro próximo, haverá uma certificação única de auditores, válida para todos os esquemas, evitando, assim, o ônus que recai sobre os auditores e/ou empresas de certificação que têm hoje. Claro que deverá haver qualificação sobre requisitos específicos de cada norma, mas a certificação como auditor será única.




Alessandra O. Chiareli participa do TWG Global Markets 

Também no dia anterior à Conferência, conheci uma brasileira-americana adorável, que já está há 28 anos nos Estados Unidos. Ela trabalha para a 3M e é Diretora de Contas Globais Estratégicas e Treinamento. (Alessandra, acabei pegando sua foto na internet, pois as que fiz foram apagadas por uma “bruxinha cibernética...).




Alessandra O. Chiareli, Diretora de Contas Globais Estratégicas e Treinamento

A Alessandra está fazendo parte do GFSI Technical Working Group Global Markets, criado em 2008, que tem como objetivo proporcionar o acesso ao conhecimento de segurança de alimentos aos proprietários de fazendas de pequeno e médio porte, ou empresas de países em desenvolvimento, para que possam evoluir de forma a, um dia, poderem se certificar em normas do GFSI.

Este grupo já desenvolveu um conjunto de ferramentas passo-a-passo completo para orientar as empresas de pequeno porte e/ou menos desenvolvidas, denominado Global Markets Capacity Building Programme, disponível para download.

Clicando aqui você encontra o link para o material para produção primária, e, clicando aqui, você encontra o link para o material para indústria.

Por fim, Alessandra nos contou que o grupo está agora elaborando uma lista de diretrizes para indicar como o material pode ser usado, e de como confirmar que o resultado foi atingido.





Seu comentário é bem vindo!

Para comentar, clique no título do post e desça até o final dele, onde será possível comentar na janela destinada a este fim.


1 comentários:

  1. Certamente haverá impacto no processo de qualificação dos auditores quando o ônus de cursos e das horas de observação recair sobre os próprios profissionais. Certamente funcionará como um "filtro" natural para que os profissionais realmente comprometidos se consolidem nesta carreira. Por outro lado, a política no Brasil de exclusividade a uma certificadora possivelmente cairá por terra.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários